[35º Artigo] A palavra, realmente, tem PODER?





Um teste foi feito com 5 corredores barreiristas (atleta que disputa corridas co barreiras, de 100, 110 e 400 metros) de nível nacional. 

Consiste em: fazer seus treinamentos normalmente desde que toda vez que ao transpor a barreira, usasse alguma palavra de incentivo a seu favor, imaginando, anteriormente, como seria a mesma sensação. O atleta então imagina-se correndo e usando a palavra, e no outro dia correndo e colocando em ação.


O teste: os "tiros" na corrida. As palavras usadas, neste caso foram vai, passa e vai, respectivaente. Sendo a última palavra usada na última barreira, e a segunda supostamente repetida ao longo do trajeto. 

Este ato consiste em ser uma auto-fala e considera-se uma ferramenta de trabalho, que foi a ferramenta do estudo.


Observa-se que houve melhora no desempenho da corrida de quatro dos cinco atletas. Scala, T. C.


A recomendação, segundo o estudo, é que cada atleta escolha ou encontre a sua auto-fala conforme necessita. Como se buscasse sua força, poder interior. 

Há um relato de uma palavra não usada ou outra meramente negativa fez um determinado atelta ter um tempo muito ruim nos tiros. 


Esta pesquisa mostrou que a utilização de autofalas, quando adequadas, podem melhorar o desempenho motor. 
Scala, T.C. 
As conclusões foram feitas por entrevistas aos atletas constantemente, e o método da auto-fala foi bem aceito pelos atletas. 


O que desejo mostrar?


Na corrida de rua inúmeros participantes enfrentam suas batalhas que só eles mesmos sabem. Do elite ao último colocado, independente da idade, renda, e outros aspectos.

Quando li o artigo pela primeira vez, tive meu entendimento e decisões. Recomendo que: como fator motivacional e em algum momento de sua corrida, VOCÊ PRATICANTE, ATLETA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA e demais interessados escolham, mentalizem, e digam, mentalmente ou não, alguma PALAVRA que OS PONHA PARA FRENTE

Já vi isso no exército, bombeiros, escolas, torcidas organizadas, grupinhos de todos os tamanhos. Um grito de guerra resumido, por assim dizer.

Na corrida de rua comuns não há obstáculos físicos tão grandes comparados aos dos barreiristas; sugerindo que o exercício deles é mais difícil; mas em respeito as particularidades de cada um o estudo sugeriu que a palavra mentalizada e dita antes e durante os treinos de tiro deu além de uma projeção positiva um resultado claro e conivente com o que se esperava. Os poucos registros dos quais não deram certo foram aqueles em que as palavras foram ditas de forma "errada". 

Então você praticante de rua, escolha sua palavra, use-a a seu favor. É seu poder dentro de si. DESENVOLVA

LIBERTE-SE!

E viva bem!

E ainda que você não tenha nenhuma palavra em mente, apenas o foco em si; o agir em silêncio; também considero válido pois o foco também é uma das principais ferramentas de qualquer sucesso.

Entendo também que o poder da palavra não se restringe a vida de práticas da corrida de rua. 

Demonstro só um pouco do que o poder da palavra que escolhi me trouxe nestes anos.




Encerrando.

Link dos estudos


Isso é tudo.


Aberto a questionamentos




Adicione meu blog em seus favoritos! Acesse corredor 944 - o atleta
Siga-me nas redes sociais!
Clique nos link's em azul:


#seminhavidavirassefilme

Nenhum comentário:

Postar um comentário