[36º Artigo] O Fartleck


Um termo em alemão, que significa jogo de correr; entende-se como brincar de correr, etc. Desenvolvido desde 1930.


História 
No interior da Suécia, os primeiros relatos são de que os corredores alternavam as velocidades somando o terreno em constante variável com os obstáculos naturais. Imagine uma corrida dessas num bosque. 

Trabalhava-se o ritmo e velocidade do interessado, DE ACORDO com sua DISPOSIÇÃO. É um treino que digo ser eficiente, apesar de duro.


Hoje em dia
O fartleck pode ser feito em qualquer lugar. 

Recomendo que o leitor entenda que, naqueles dia; se um jogo de velocidade durante a corrida era feito em bosques onde o terreno é totalmente irregular e os participantes usavam os próprios obstáculos naturais para explorar suas habilidades, me faz crer que outro treinamento estava em jogo e sendo explorado, ainda que despercebido por 99% dos leitores: o raciocínio lógico.

E o que são obstáculos naturais? Raízes, troncos, buracos, lama, cipós, pedras, e toda a sorte de variações terrenas num bosque. [o pior é que boa parte dos habitantes nas cidades grandes já se esqueceram que isso existe nos bosques e matas e também que um treinamento intensivo ou específico possa ser feito nestas condições]



Executando
Direto ao assunto, o interessado pode:

  • correr por "x" tempo forte E fraco, ou moderado E fraco, ou muito forte e fraquíssimo.
  • Usar metragens específicas e combinações em quilômetros. Por exemplo: 3km de corrida lenta e acelerar a cada 200 m o que falta para dar o próximo quilômetro seguinte (4km - 3 fracos e 1 forte)
  • Usar o mesmo raciocínio usando exercícios educativos de corrida e/ou somando com exercícios de força e resistência muscular.
  • Num grupo de corredores, um deles é a chave ou o objetivo; em que todos devem ultrapassá-lo em algum momento. A forma de como isso será feito é combinada antes de tudo. 


Considero divertido; com ou sem música; na rodovia ou no matagal... é sensacional! O condicionamento muda para melhor. O interessado é que determina a velocidade; não está preso nem obrigado a estar numa velocidade que alguém impõe. 


Eu, como professor de educação física prescrevo e prevejo altas possibilidades para qualquer um que se interessar nesse método de treinamento. Às vezes um par de cronômetros ou usando só um e por ele traçar um raciocínio lógico faz toda a diferença de qualquer praticante de corrida, seja lá a condição financeira que estiver. 



Encerro.

Aberto a questionamentos.
Vida longa para todos!


Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:

Nenhum comentário:

Postar um comentário