[46º Artigo ] o EXERCÍCIO FÍSICO e o DOENTE RENAL {2}



Iniciando


Baseado neste artigo australiano, publicado no Journal of Science and Medicine in Sport (confira); a doença renal vem destes fatores conforme tabela traduzia abaixo.

A pessoa que tem uma vida sedentária, por muitos anos, terá um (vários) problema(s) de saúde no futuro.




No exemplo em círculos vermelhos, os sedentários terão baixa aptidão cardiorespiratória, em que poderia ser melhor aproveitada com atividades físicas regulares e o órgão (pulmão) melhor otimizado.

A falta de oxigenação em alguns locais do corpo sugerem que o coração faça muito mais esforço para levar este nutriente de uma forma que não precisava fazer. 




Seguindo por uma das vertentes, caso a pressão sanguínea excessiva não prejudique as artérias que podem levar ao AVC, poderão lesionar logo o glomérulo (Glomérulo é um emaranhado de vasos capilares que estão nos rins filtrando SEU SANGUE.). E com isso ocorrendo a disfunção renal.

Numa forma mais grave, se não ocorrer a doença renal crônica "logo de cara", ocorrerá outra vertente: deficiência de vitamina D. 

Este problema, associado à falta de cálcio nos ossos faz com que mais cedo ou mais tarde apareça "pedra nos rins", um problema paralelo ao excesso de cálcio no SANGUE ao invés de estar nos OSSOS



Concluindo


Portanto, o EXERCÍCIO FÍSICO induzirá o fortalecimento e RECUPERAÇÃO DA MASSA ÓSSEA, fazendo com que o cálcio não seja mais perdido na urina e que volte para os ossos. A suposta complicação renal em eliminar cálcio pela urina será reduzida, ou eliminada.

Com a hipertrofia muscular conforme a continuidade do exercício a recuperação da capacidade de absorver vitamina D é evidenciada, pois as funções motoras do músculo supostamente atrofiado também voltaram

Com a melhora na hipertrofia, absorção do cálcio e o regulamento dos rins, salvando-os da disfunção renal a pressão glomerular diminuirá porque a pressão sanguínea já terá diminuido. A capacidade respiratória estará mais forte que antes e o coração não precisa se esforçar tanto para bombear sangue com nutrientes para locais "mais afastados" do corpo. Outro benefício é a renovação celular devido a melhora desta mesma oxigenação, que antes não havia. 

O rim só irá ELIMINAR o que realmente não precisa. E de cálcio o corpo precisa! Sem ele não há contrações musculares durante e pós o exercício


ENCERRANDO

Em breve, mais textos a partir do raciocínio deste artigo.







Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.

Vida longa para todos!




Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#seminhavidavirassefilme
#eutenhocref #corredor944

Nenhum comentário:

Postar um comentário