[53º Artigo] o EXERCÍCIO FÍSICO e o CARDIOPATA {2}

Iniciando

O  Journal of Science and Medicine in Sport publica: doenças relacionadas a cardiopatias e renais; semelhanças e riscos.

A pessoa que tem uma vida sedentária, por muitos anos, terá um (vários) problema(s) de saúde no futuro.




Continuando no mesmo raciocínio do texto anterior [49º Artigo] o EXERCÍCIO FÍSICO e o CARDIOPATA, vejamos:


Observe os círculos pretos; ignore os vermelhos. Uma pessoa, ao acaso, sendo sedentária ou obesa, ou as duas coisas, terá problemas como a tolerância a glicose. Porquê? A falta de atividades físicas, seguidas do EXCESSO de consumo de açúcar irá BAGUNÇAR totalmente o balanço energético.


De que forma que se forma placas ateroscleróticas em quem é, tecnicamente, diabético? Ao meu ver, o acúmulo de glicose no corpo, ANTES que ele a descarte no rim, SOBRECARREGANDO-O, e antes que o pâncreas se CANSE de tanto liberar insulina para controlar a glicemia, ocorrerá "conversão" para "GORDURAS". O problema é que esta gordura, se convertida em TRIGLICÉRIDES, prejudicará, em algum lugar, no coração. E com certeza são as possibilidades de ser as artérias coronárias e o músculo miocárdio.





O EXERCÍCIO FÍSICO e a MODERAÇÃO no consumo de açúcar diminuirá os níveis de glicose sanguínea ao aceitável. Não haverá tantos problemas com a "CONVERSÃO" em gordura como fonte de energia, estando ou não a pessoa em sobrepeso.

Além disso, a glicose entrará na célula sem a ajuda da insulina, através do exercício físico. Qual deles? TODOS!

O que eu entendo é que o consumo excessivo de açúcar INDUZ DESNECESSARIAMENTE a engordar. E porquê que a pessoa faria isso? E, sendo ela obesa, pra quê agravar o problema?




Finalizando

A qualidade dos exercícios irá sugerir melhores contrações cardíacas e dilatação das veias, favorecendo a qualidade de vida destes tecidos. A melhora ou remodelação ou re-coordenação cardíaca conforme o passar do tempo elimará as chances das pessoas que tem problemas com arritmias, taquicardias e valvulopatias de piorarem. 

A única pessoa que terá problema com RESTRIÇÃO a atividade física é quem tem FIBRILAÇÃO ATRIAL. Terá DIMINUIÇÃO de 20% de débito cardíaco - DC (explicarei futuramente) com formação de TROMBOS ATRIAIS e embolias sistêmicas pulmonares; o exercício físico aumentará o DC porém não o suficiente; ao mesmo tempo que irá contribuir para que os trombos se desloquem e alcance outros lugares que não deveria. A atividade física poderá ser prejudicial e não benéfica. 

Neste caso, o cardiologista dará o diagnóstico final se esta estará ou não liberada. Com isto terá que aguardar e prosseguir com seus tratamentos.

Se somente esta pessoa com este problema tem restrição a atividade física, antes que entendam que TODAS AS OUTRAS PODEM, melhor que se consulte o cardiologista. 



Encerrando

Baseado em artigos com mais de 150 resultados em buscas, todos sugerem novas pesquisas para o desenvolvimento humano. Portanto Abordarei este mesmo assunto novamenteo; num futuro próximo.





Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.

Vida longa para todos!




Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#seminhavidavirassefilme
#eutenhocref #corredor944

Nenhum comentário:

Postar um comentário